125x125 Ads1

125x125 Ads1
Cyber Net HD

125x125 Ads2

125x125 Ads2

Blogroll

Share |
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Link-Me

Link-Me


PageRank
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ganhar pelo volume ou pela qualidade? CTR e CPM do AdSense


Este Artigo é do Blog Viamão Lotado
Muitas das coisas que falamos em metablogs sobre Google AdSense e Google Search são constatados por experiências feitas em determinados momentos, numa época específica e em circunstâncias também específicas. Não existe uma receita de bolo para NADA quando o assunto é Google, seja nas buscas quanto nos rendimentos com seu programa de afiliados. Faz parte da eficácia do programa de afiliados manter esse segredo, dando uma segurança a mais para quem faz suas publicidades no AdWords, cerceando alguns editores de exibir anúncios que não darão retorno para quem paga.

O que mais leio nos comentários dos blogs que assino que tratam do assunto ou mesmo em listas de discussão, são as reclamações dos valores do clique:
  • “O valor do meu clique está baixo hoje”
  • “Esse mês o Google está pagando pouco”
De fato isso acontece. Mas não é o Google AdSense que fica lá, todos os dias, monitorando o SEU blog numa multidão de editores para você não ganhar borras de dinheiro com ele. Se o valor do seu clique está baixo é sinal de que os anúncios que estão aparecendo nas suas páginas são de anunciantes que te ofereceram aquele valor menor. E como não há uma relevância e uma concorrência para aquele assunto, qualquer um aparece pagando o que quiser, principalmente se você fala de assuntos batidos como fotos da Playboy, Big Brother Brasil e hypes de acidentes aéreos.
Cheque do AdSense
Créditos da Foto: Silveira Neto
Outra coisa que tem que ser levada em consideração é o significado de CPM. Muita gente pensa que CPM (Cost Per M, numeral romano referente à mil) é uma medida fixa. Não é. É uma regra de três feita com base nos seus ganhos em relação à quantidade de exibição de anúncios. O produto disso resulta num prospecto de quanto o Google AdSense vai te pagar por MIL anúncios exibidos, se mantendo a média do CPC (Cost Per Click, que é outra média, do total recebido pelo numero de cliques) daquele momento.
Bom, então como aumento o meu CPM?
Como disse, não há receita de bolo. Mas é sabido que blogs e sites que não baseiam sua pauta em assuntos batidos como os descritos acima, os que têm uma pauta mais homogênea, conhecidos como blogs de nicho ou de nichos, lucram mais POR CLIQUE. Ou seja, o Dinheirama do meu amigo Navarro ganha um clique mais valioso porque ele trata da mesma área de atuação, a financeira, e tão somente dela. Se você perceber, os anúncios do blog dele são sempre relevantes aos textos. Isso cria uma concorrência automática (é assim que o AdSense trabalha) entre os anúncios e os que pagam mais acabam aparecendo. Se os anunciantes pagam mais, ele também recebe mais.
Outra maneira de aumentar o CPM é falando de assuntos que pouca gente fala. Não vou aqui discutir valores éticos e dizer pra você que você deve conhecer do que fala, etc., mas obviamente estou dizendo isso para pessoas apaixonadas por um determinado assunto com propriedade tal e têm a oportunidade de falar sobre algo inédito. Os cliques de blogs como estes costumam também ser mais bem pagos, também pela questão da concorrência.
E os blogs de variedades e hypes? Vivem à margem do dinheiro gordo?
Depende. No caso de blogs que usam de assuntos mais populares, geralmente eles ganham no volume, na quantidade de cliques. É inevitável: falar de putaria na Internet dá mais visitas para um blog do que falar da Política Econômica do Azerbaijão do Sul. Enquanto o volume de visitas sobe, o CTR (sigla paraClickthrough Rate, ou taxa de cliques) também sobe. Paga-se menos, mas paga-se em quantidade.
Numa pequena e livre comparação, é o mesmo que uma loja vender uma caneta Mont Blanc por R$2.000,00 e 250 canetas BIC por R$2,50. Capice?

2 comentários:

birapcbira disse...

valeu pelas dicas,é isso aí,parabéns!

Jhonatan Correa disse...

Não ha de que Meu Amigo estamos aqui pra isso mesmo .

Publicidade

Sem novas Atualizações

Blogger news

Tradutor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores